terça-feira, 6 de maio de 2014

Conversando sobre a Pegada Ecológica!

O resultado final da minha pegada ecológica foi esse: se todos vivessem como eu, seria necessário 0.9 do planeta por ano, primeiramente pensei que fosse um resultado bom, mas logo percebi que só tenho 14 anos, portanto a minha pegada tende à crescer ao passar do tempo, e é preciso lembrar também que só temos 1 planeta Terra, que é habitado por bilhões de pessoas.
Meu resultado foi 1,1.  Como se vê minha pegada é maior que a da Bárbara, também eu já sou mais velha, o que confirma a avaliação que ela faz que com o passar do tempo nossa pegada tende a ficar maior e, portanto, temos que nos policiar ainda mais e tomarmos alternativas que busquem amenizar este impacto.
Concordo plenamente com vocês e acho que uma forma muito eficaz de diminuir a nossa pegada é acabar com o consumismo, que gera muito lixo e assim polui o planeta. Porque nem tudo o que temos é de extrema necessidade! Acabar com o consumismo seria realmente muito bom. Mas isso é possível?
Na minha opinião, a sociedade,infelizmente, já chegou em um ponto tão crítico que deixar de ser consumista é extremamente difícil. É claro que existem vários tipos de consumismo, alguns bem mais fortes e prejudiciais do que outros, mas a verdade é que praticamente todo mundo já comprou ou comprará um produto, ou vários, sem a menor necessidade. O pensamento de toda a sociedade precisa mudar, o que leva tempo e muito trabalho. 
Meu resultado foi 1.1. Confesso que fiquei assustada. Muitas vezes acho que estou fazendo tudo certinho e na verdade tem muita coisa para consertar em meus hábitos.
Meu resultado final foi extremamente vergonhoso, 1.2 planetas por ano e 2.1 hectares globais. Acredito que consumo mais do que o necessário, sendo assim, minha produção de lixo é maior. Percebi que terei que avaliar algumas opções do meu cotidiano para que possa ter um estilo de vida mais sustentável. 
Pensei,pesquisei e voltei para compartilhar. Uma alimentação saudável é diferente de uma alimentação sustentável. Fiquei muito arrasada com a minha pegada e cheguei à conclusão que minha alimentação é responsável por tal resultado. Tenho uma alimentação "saudável", pois tenho restrições alimentares. Porém, descobri que ter uma alimentação saudável e sustentável pressupõe comprar alimentos com menos embalagens, sem conservantes. Uma alimentação sustentável é, a priori, saudável para a pessoa e para o planeta. 
Pois é, parece que depois de realizar esse teste, tudo que você achava ser certo, se revela totalmente errado. Eu ainda tive uma vantagem sobre vocês: eu não dirijo ainda, porque se não com certeza o meu resultado seria maior.
            A minha pegada foi maior do que a pegada de alguns. Creio que o fato de percorrer grandes distâncias em automóveis durante a semana pode ter influenciado significativamente no resultado final. Assim como muitos eu nunca voei de avião, isso pode ter refletido positivamente no cálculo.
            A grande quantidade de alimentos que se consome em minha residência fez com que o valor da Pegada Ecológica se elevasse, por isso concordo com alguns comentários que mostram a importância de uma alimentação ''sustentável''.
 Mesmo com resultado de 1,5 Planetas sendo maior do que de alguns, a mudança de alguns hábitos pode reduzir esse valor. 
            Fiquei espantada ao ver o resultado da minha Pegada Ecológica , que foi de 1.7 planetas. Agora estou ainda mais assustada ao ver os resultados dos meus amigos cursistas.
Até que procuro ter uma alimentação saudável mas se levar em conta a origem do produto, tipo de embalagem entre outros itens. Não associava a alimentação saudável e  sustentabilidade  e o impacto que causam ao meio ambiente.
A Pegada Ecológica me levou a refletir sobre isso e  está me ajudando a analisar os meus hábitos  de consumo e os da minha família.
            Acredito que todos se surpreenderam com os resultados da Pegada Ecológica. Após esta reflexão, adotar atitudes sustentáveis no cotidiano trazem um grande ganho para o meio ambiente, melhorando a qualidade de vida de todos e a forma de cada um enxergar o mundo. Afinal, é através dos pequenos gestos diários que as grandes mudanças têm chances de acontecer.
Sem dúvida estamos consumindo muito.  E a Pegada está grande. De agora em diante é necessário reavaliar muitos conceitos e ter muita atenção a nossas compras. Só assim poderemos diminuir o tamanho dessa Pegada.
Eu já comecei a diminuir minha Pegada. A última vez em que fiz compras, procurei comprar alimentos naturais, observar a origem, as embalagens e até  se os produtos industrializados as empresas se preocupam com o meio ambiente. Minhas compras foram mais demoradas, porém mais prazerosas.
O consumo de carne possui grande influência neste cálculo, devido à necessidade de pastagens, acarretando mais desmatamentos. Pelo que pude entender ao pesquisar alimentação sustentável vocês estão corretos nessa afirmação, pois a sustentabilidade leva em conta o processo desde o campo até o nosso prato. A alimentação sustentável deve ser produzida de maneira a proteger a diversidade de plantas e animais e evitar danificar os recursos naturais. 
Outra coisa que me chamou bastante atenção e me fez refletir foi a área de bens. Ao comprar um produto deve-se saber que ele não vem sozinho, um longo e poluente processo é necessário para sua produção 2 hectares globais e 1,1 planeta Terra são necessários para sustentar meu estilo de vida, nunca havia pensado sobre o tanto que o meu consumo influencia o meio ambiente.    Como não podemos agir por todos, devemos começar fazendo nossa parte.

Trabalho Concluído



Nenhum comentário:

Postar um comentário