segunda-feira, 28 de julho de 2014

5 Rs - UMA REFLEXÃO

                   
 5Rs – Uma reflexão.  Por Eliana Nery
            Na atualidade uma grande preocupação da sociedade está em manter os recursos naturais indispensáveis à sobrevivência da espécie humana no Planeta.
            Já existe hoje uma linha de pensamento que acredita que conceitos como “salvar o planeta” não se justificam, pois acredita-se que o planeta pode sobreviver à revelia de condições adversas. Mas, e a vida humana? Ela sobreviverá?

            Por isso hoje já poderíamos dizer que se não desenvolvermos atitudes sustentáveis os seres humanos poderão não se adaptar e não sobreviver.

            O desenvolvimento de novas tecnologias que permitam preservar os recursos naturais indispensáveis à vida como a conhecemos na Terra, além de atitudes individuais e coletivas de sustentabilidade, certamente contribuirá para alcançarmos o nosso objetivo de sobrevivência.

             Esta preocupação está mundialmente expressa nos Objetivos do Milênio, preconizado pela ONU que traz em sua sétima meta a “qualidade de vida e respeito ao meio ambiente”.
            Uma das formas de buscarmos esta sustentabilidade pode se dar através da “política dos 5Rs”, que poderíamos definir como um roteiro de hábitos e ações para a nossa própria sobrevivência e a de gerações futuras.

            O primeiro R: REPENSAR. É o ato de “repensar” hábitos evitando desperdícios, consumo exagerado e o destino dado ao lixo gerado. Além de “repensar” práticas cotidianas buscando conhecimentos inovadores para práticas já estabelecidas.

            O segundo R: REDUZIR. É a ação de reduzir o consumo, utilizando produtos de maior durabilidade, reduzindo o lixo, o consumo de matéria prima e o desperdício.

            O terceiro R: RECUSAR. Está relacionado a não utilização de produtos que prejudiquem a saúde humana e ambiental, seja pelo uso de agrotóxicos, exploração do trabalho, poluição em sua fabricação, entre outros.

            O quarto R: REUTILIZAR. Este conceito nos chama a ampliar a vida útil dos produtos ou a utilização de produtos retornáveis no lugar dos descartáveis, evitando o gasto de mais matéria prima, água e energia para a produção de novos itens.

            O quinto R: RECICLAR. Sem dúvida o mais difundido e o mais aplicado pela população de um modo geral, sendo hoje, inclusive, fonte de renda para muitas famílias.


            Para concluir relembramos Lavoisier (1743-1794) quando enunciou o Princípio de Conservação das Massas: “Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”, se não transformarmos nosso modo de vida de forma que melhor aproveitemos nossos recursos naturais a vida se perderá e não haverá como (re)criá-la. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário